Mulheres são motivo de orgulho em Búzios e ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Não é novidade pra ninguém a importância do papel da mulher no mercado de trabalho. No entanto, infelizmente, as mulheres ainda ocupam posições de menor prestígio, formalidade e remuneração em relação ao homem no Brasil.

Em Armação dos Búzios, a dificuldade parece não amedrontar as mulheres que saem as ruas todos os dias, ganhando cada vez mais espaço e representatividade. Assim, surgem as profissionais que se destacam em meio as adversidades da vida cotidiana. Como verdadeiras heroínas, elas estão em todo lugar. Desde lojas, escritórios a instituições públicas e são responsáveis pelo oferecimento de todo tipo de serviço que se possa imaginar. Em tempos de crise, elas mostram a que vieram e a cada dia ganham mais espaço.

“A gente encara a vida com bom humor e jogo de cintura. Não dá pra ficar em casa esperando cair do céu. Eu amo o que faço e realizo meu trabalho feliz da vida”. A cada venda que a equipe faz na loja, é motivo de felicidade, pois sabemos que a coisa não está fácil. Pontua Ana Carla Santos(27), gerente de uma badalada loja de roupas na Rua das Pedras.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas são maioria no Brasil, representando 51,03% da população. Embora estejamos vivendo tempos de crise, o Ministério do Trabalho aponta que o crescimento da ocupação feminina em postos formais de trabalho vem crescendo desde 2016, passando de 40,8% para 44%. Embora ainda pequena, a margem de crescimento simboliza um grande avanço.

A exemplo disso figura a Assistente Social Katrine Carneiro (34):

Eu amo meu trabalho e sou apaixonada por Búzios. Não me vejo fazendo outra coisa em outra profissão. É muito gratificante poder desenvolver o trabalho que a gente desenvolve aqui e eu tenho muito orgulho de ser mulher, formada e atuante na área. No Brasil, ser mulher, formada e estar no mercado de trabalho, é motivo de orgulho e eu me considero vitoriosa. Pontua Katrine que é Assistente Social.

Katrine Carneiro – Assistente Social

Ainda segundo dados de pesquisa do IBGE, as mulheres trabalham, em média, três horas a mais por semana do que os homens – considerando trabalho remunerado, atividades domésticas e o cuidado de pessoas. Rendimento, formalização e disponibilidade de horas para trabalhar são alguns dos elementos que permanecem desiguais entre homens e mulheres no ambiente profissional.

One thought on “Mulheres são motivo de orgulho em Búzios e ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

  • 1 de September de 2019 at 14:41
    Permalink

    Parabéns por destacar essa profissional competente, q ja vi ela atuando pelas ruas de Buzios , ate a noite , p ajudar os menos favorecidos, e outros q a sociedade repudia. Parabéns a essa assistente social , q pude notar q faz um trabalho c dedicação e único.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *