Dia do Vereador em Búzios: data celebra representantes do povo e reforça importância da participação popular na política local

Comemorado em 1º de outubro, o Dia do Vereador reforça o papel do Legislativo Municipal na criação de leis, fiscalização e representação da população.

Por @isaiascoutinho

O Dia do Vereador, celebrado em 1º de outubro, é dedicado a homenagear os representantes do povo no Legislativo Municipal. A data foi instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 1984, em referência à criação das primeiras normas para o cargo, ainda em 1828, por D. Pedro I. Mais do que uma comemoração, a ocasião é também um convite à reflexão sobre o papel do vereador na vida das cidades e a importância da participação popular na política local.

Em Búzios, a Câmara Municipal conta atualmente com nove vereadores, responsáveis por elaborar leis, fiscalizar os atos do Poder Executivo e propor melhorias para a cidade. São funções que impactam diretamente o cotidiano da população e que exigem compromisso com os interesses coletivos. No entanto, uma questão que se coloca neste Dia do Vereador é: a população realmente conhece seus representantes?

Muitos moradores não sabem dizer quem são os nove vereadores de Búzios, tampouco acompanham suas atuações dentro e fora do plenário. A proximidade entre vereador e cidadão deveria ser natural, afinal, é no município que as demandas são mais visíveis: transporte, saúde, educação, saneamento, turismo e segurança. Mas será que os buzianos se sentem representados e enxergam seus vereadores atuando no dia a dia da cidade?

Esse distanciamento faz surgir outros questionamentos importantes: os vereadores estão de fato cumprindo sua função de fiscalizar e propor soluções? A população aprova o desempenho da atual legislatura? Em um cenário em que a política local influencia tanto a qualidade de vida, a participação e a cobrança do eleitor tornam-se indispensáveis para fortalecer a democracia e garantir que os mandatos tenham resultados práticos.

Neste 1º de outubro, a data é também um convite para que a sociedade buziana acompanhe de perto o trabalho de seus representantes, participe das sessões da Câmara, questione e cobre resultados. Afinal, vereadores são a “voz do povo” dentro do Legislativo, mas essa voz só tem força quando a população está atenta e engajada.