Paciente de 37 anos passou por hemodiálise e apresentou melhora; resultado dos exames laboratoriais deve sair no dia 18 de outubro

Por @lsaiascoutinho

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia notificou o Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre um caso suspeito de intoxicação após o consumo de bebida alcoólica. O paciente, um homem de 37 anos, deu entrada no pronto-socorro municipal relatando desorientação e fortes dores abdominais. Ele informou ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao atendimento.

Diante dos sintomas, a unidade de saúde seguiu o protocolo estabelecido para casos suspeitos de contaminação por metanol. O paciente recebeu atendimento imediato e foi submetido a hemodiálise — procedimento indicado em situações emergenciais de intoxicação. Segundo a Prefeitura, o homem apresentou melhora significativa, está lúcido e orientado.

Um teste foi realizado para identificar se houve de fato intoxicação por metanol, mas o resultado definitivo, que confirmará ou descartará a hipótese de consumo de bebida adulterada, será divulgado no dia 18 de outubro. A Prefeitura informou que continuará acompanhando o caso até a conclusão da análise laboratorial.

Em Cabo Frio, a Prefeitura também acompanha a situação. No último sábado (4), durante a Parada LGBTI+ realizada na Praia do Forte, equipes de fiscalização recolheram 14 garrafas de bebidas alcoólicas falsificadas que estavam sendo vendidas na orla. O material foi encaminhado para análise, e os barraqueiros responsáveis foram notificados sobre a irregularidade.

As prefeituras da Região dos Lagos afirmam que as unidades de saúde estão orientadas e preparadas para atender possíveis casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, não há confirmações de contaminação pelo composto químico nem em São Pedro da Aldeia, nem em outras cidades do estado do Rio de Janeiro.